top of page

cartografia e geografia política  

TIRA UTILIZADA COMO BASE PARA AS PROPOSTAS:

Mafalda_Tira4.jpg
Fonte: Quino, Toda Mafalda

EIXOS DA BNCC que permitem o uso da tira:

8ª ANO: Corporações e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial; Cartografia: anamorfose, croquis e mapas temáticos da América e África

9º ANO: Corporações e organismos internacionais; A divisão do mundo em Ocidente e Oriente; Leitura e elaboração de mapas temáticos, croquis e outras formas de representação para analisar informações geográficas.

Os mapas, no decorrer da história, sempre funcionaram como forma de "saber e poder", uma vez que conhecendo o território de determinado Estado, fica mais fácil domina-lo. Desta maneira, os mapas tiveram uma importância fundamental para fins geopolíticos, fazendo parte da correlação de forças que circundam este campo de estudo. 

Na Geografia Política, por sua vez, a cartografia também adquire uma importância essencial ao contribuir para o planejamento do espaço, facilitando a aplicação de políticas para diversas escalas em situações que envolvam a relação entre o homem e natureza. A tira da Mafalda destacada acima evidencia alguns termos significativos, os quais os mapas possuem relevância para compreender suas abrangências, como a fome e a poluição.

Assim, as propostas abaixo flertam com ideais que façam com que os estudantes entendam a Geografia Política a partir do contato com os mapas, em escalas local e mundial, assim como entender a diferença entre Geopolítica e Geografia Política, contando com a ajuda da cartografia para delimitar tais contrapontos e, deste modo, preparar o educando para raciocinar geograficamente.

REFERÊNCIAS

COSTA, Wanderley Messias da. Geografia Política e Geopolítica: discursos sobre o território e o poder. 2ª ed., São Paulo: Edusp, 2008.

LACOSTE, Yves. A Geografia, isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. 6º edição. Campinas: Papirus, 2002.

Cartografia e Geografia PolíticaPluricast
00:00 / 01:04

PROPOSTA 1: GEOGRAFIA POLÍTICA E A CARTOGRAFIA LOCAL

Objetivos da proposta: Ressaltar a importância, tanto da Geografia Política quanto da Cartografia, na esfera municipal, fazendo com que os alunos desenvolvam noções de planejamento territorial e regional a partir do seu espaço vivido. Além disso, apurar nos educandos alguns conceitos que são relevantes para o seu cotidiano, como a diferença entre cidade e município. O croquis pode ser definido como uma representação cartográfica marcada pela ausência de procedimentos técnicos específicos, enquanto a categoria de território é a parcela do espaço geográfico apropriada, com limites e fronteiras, podendo ser trabalhada desde a escala local até a global.

1. Ler a tira da Mafalda em classe e estabelecer relações entre a Geografia Política e a cartografia, enfatizando a importância desta para fins de planejamento.

2. Apresentar aos alunos um mapa do munícipio a ser trabalhado.

3. Explicar a importância da Geografia Política em um município, focando nas relações entre o homem e a natureza.

4. Solicitar, a partir do mapa do município, que os estudantes proponham soluções pertinentes para problemas recorrentes e apontem no mapa: os locais em que o problema ocorre e a solução a ser realizada naquela área. Exemplos: poluição dos rios (solução: propor planos de recuperação no traçado dos mesmos), áreas de desmatamento (solução: propor o reflorestamento de área x), moradias irregulares em área y (solução: propor a construção de moradias em área z) e assim por diante.

5. Visualização dos resultados.

PROPOSTA  2: A GEOGRAFIA POLÍTICA E A GEOPOLÍTICA

Objetivos da proposta: Apresentar as diferenças entre Geografia Política e Geopolítica a partir da cartografia, trazendo olhares do assunto "Nova Ordem Mundial" e permitindo a interdisciplinaridade com outro componente curricular pertencente à área de Ciências Humanas, que é a História.

1. Apresentar a tira da Mafalda aos estudantes, destacando a época relativa ao quadrinho (anos 1960-1970) e os aspectos políticos e econômicos do momento, além de explanar acerca das principais características de Geografia Política e Geopolítica.

2. Exibir mapas da divisão mundial durante a Guerra Fria (primeiro mundo e segundo mundo) e pós-2000 (norte e sul).

3. Solicitar que os alunos analisem os mapas, indiquem as principais mudanças observadas e as causas das mesmas, assim como verificar se as divisões são essencialmente Geopolíticas ou baseadas em temáticas da Geografia Política.

4. Pedir que os estudantes analisem sobre qual configuração cartográfica poderia ser criada atualmente, levando em conta a ascensão de nações como a China no pós-2010. 

5. Finalizando a aula, propor um jogo no Kahoot! que englobe questões tanto da Geografia Política quanto da Geopolítica, visando assegurar a compreensão do conteúdo quanto às distinções de ambas. 

https://create.kahoot.it/

Screenshot_720(1).jpg
Screenshot_719.jpg
bottom of page