FLUXOS MIGRATÓRIOS
TIRA UTILIZADA COMO BASE PARA AS PROPOSTAS:
Fonte: Quino, Toda Mafalda
EIXOS DA BNCC que permitem o uso da tira:
8ª ANO: Distribuição da população mundial e deslocamentos populacionais; Diversidade e dinâmica da população mundial e local; Corporações e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial.
9º ANO: Corporações e organismos internacionais; As manifestações culturais na formação populacional; Integração mundial e suas interpretações: globalização e mundialização.
A tira da Mafalda exposta acima abre um amplo campo de possibilidades para a discussão sobre as questões migratórias e dos refugiados em sala de aula. Conforme o diálogo da Mafalda, é possível notar a atenção prestada às condições vividas pelos imigrantes, sendo representadas muitas vezes pela precariedade e baixa qualidade de vida.
Os fluxos migratórios tratam-se de um fenômeno que ocorre desde os primórdios da humanidade, caracterizando os deslocamentos de determinadas populações por motivos específicos, variando desde a pobreza até perseguições políticas e religiosas. Considerando que a história da Mafalda foi criada na década de 1960, é factível realizar um paralelo com a atualidade, visto que os movimentos migratórios continuam a ocorrer com expressividade.
Por meio das propostas sugeridas abaixo, será possível estabelecer com os alunos algumas noções sobre os principais aspectos dos fluxos, atuais e do passado, afim de que os estudantes compreendam o processo em foco, a diversidade cultural, as perspectivas futuras e as políticas existentes pretendendo o suporte aos imigrantes.
REFERÊNCIAS
ROSS, Jurandyr L. S (org.). Geografia do Brasil. São Paulo: Editora Edusp, 2006.
SANTOS, Milton; SILVEIRA, M.L. O Brasil: Território e sociedade no início do século XXI. 17ª ed. – Rio de Janeiro: Record, 2013.
PROPOSTA 1: INVESTIGANDO NAÇÕES
Objetivos da proposta: Proporcionar atividades em grupo entre os alunos através de um viés dinâmico e interativo ao unir os quadrinhos e a gamificação. Com a associação destas duas linguagens, procurar desenvolver o olhar pesquisador do estudante e possibilitar o contato com veículos científicos e jornalísticos, contribuindo para a compreensão referente aos fluxos migratórios atuais, suas características e as nações que destacam-se nesta temática.
1. Expor a tira da Mafalda durante ou após a aula relativa ao tema de "fluxos migratórios".
2. Fazer observações em sala sobre as falas da Mafalda, promovendo uma rápida discussão junto aos educandos.
3. Dividir a sala em ao menos quatro grupos (a depender da quantidade total de alunos).
4. O professor deve preparar cards com o nome de diversos países.
5. Distribuir um card para cada grupo.
6. Com o material em mãos, o grupo deve fazer uma pesquisa sobre a situação dos fluxos migratórios naquela nação, procurando responder questões como:
-
Quais são as políticas de imigração adotada pelo país?
-
A nação em questão recebe ou envia imigrantes?
-
Quais são os principais motivos destes fluxos?
-
Quais são as principais nacionalidades dos imigrantes deste país?
-
Existem estatísticas ou dados sobre a imigração nesta nação?
7. Solicitar que a pesquisa seja preferencialmente feita utilizando fontes confiáveis (artigos, livros, jornais, revistas) e contenha fotos, mapas e outros recursos didáticos que possam ilustrar o conteúdo e facilitar o entendimento dos demais.
8. Apresentação da pesquisa pelo grupo para o docente e o restante da classe.
Países sugeridos para os cards e modelo de material:
-
Espanha
-
Brasil
-
Estados Unidos
-
México
-
Venezuela
-
Turquia
-
Síria
PROPOSTA 2: PASSADO E PRESENTE
Objetivos da proposta: Promover a interdisciplinaridade entre a Geografia e a História, considerando que estão inseridas na mesma área de conhecimento pela BNCC. Aliando os dois componentes curriculares, torna-se possível eludir ao educando sobre os principais aspectos dos fluxos migratórios no passado e as diferenças em relação aos movimentos atuais. Além disso, desenvolver a criatividade dos alunos por meio da apresentação e uso de novas linguagens, como o infográficos e mapas mentais.
1. Apresentação da tira da Mafalda e discussão sobre os aspectos apresentados na mesma.
2. Considerando que a Mafalda é datada da década de 1960, fazer uma breve abordagem para os educandos sobre os movimentos migratórios do passado, a nível nacional e internacional (sugerível comentar, também, sobre períodos anteriores, como final do século XIX e início do século XX).
3. Solicitar uma atividade aos alunos em que construam um infográfico ou mapa mental, evidenciando as principais diferenças entre os fluxos migratórios do passado e atuais.
4. Apresentação dos resultados em classe.
SUGESTÃO DE FERRAMENTAS PARA CONSTRUÇÃO DO INFOGRÁFICO:
-
PIKTOCHART (https://piktochart.com)
-
CANVA
-
POWER POINT
-
Caso o aluno prefira, é viável elaborar manualmente.
Exemplo para ilustrar a ideia (elaborado de forma simples no PIKTOCHART):
PROPOSTA 3: OS FLUXOS MIGRATÓRIOS E A MÚSICA
Objetivos da proposta: Agregar a utilização das histórias em quadrinhos junto da linguagem musical, de modo que ajudem na consolidação a aprendizagem significativa do aluno. Além do mais, viabilizar a identificação do individuo com o tema dos "fluxos migratórios" através de outros assuntos propagados junto a ciência e a mídia, como as mudanças climáticas e os conflitos regionais.
1. Solicitar ao alunos a leitura da tira da Mafalda e, após, reproduzir a música "Sonho Imigrante" (abaixo), de Milton Nascimento.
2. Levantar um debate sobre os principais aspectos apresentados na tira e na música, destacando suas semelhanças e diferenças, sobretudo na distinção entre os refugiados e os demais grupos migratórios.
3. Pedir que os alunos esc0lham um tipo de fluxo migratório e façam uma pesquisa sobre o mesmo, procurando trazer vídeos, imagens ou músicas que exemplifiquem o proposto e evidenciando os principais problemas enfrentados nestas condições.
SUGESTÃO DE ALGUNS MOTIVOS DE FLUXOS MIGRATÓRIOS QUE PODEM SER TRABALHADOS:
-
Refugiados climáticos
-
Conflitos
-
Economia (fome, pobreza, etc...)
-
Perseguições religiosas ou políticas
MÚSICA: SONHO IMIGRANTE
Milton Nascimento
A terra do sonho é distante
e seu nome é Brasil
plantarei a minha vida
debaixo de céu anil.
Minha Itália, Alemanha
Minha Espanha, Portugal
talvez nunca mais eu veja
minha tarra natal.
Aqui sou povo sofrido
lá eu serei fazendeiro
terei gado, terei sol
o mar de lá é tão lindo
natureza generosa
que faz nascer sem espinho
o milagre da rosa.
O frio não é muito frio
nem o calor é muito quente
e falam que quem lá vive
é maravilha de gente.