SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL
TIRA UTILIZADA COMO BASE PARA AS PROPOSTAS:
Fonte: Quino, Toda Mafalda
EIXOS DA BNCC que permitem o uso da tira:
8ª ANO: Transformações do espaço na sociedade urbano-industrial na América Latina; Diversidade e dinâmica da população mundial e local; Identidades e interculturalidades regionais: Estados Unidos da América, América espanhola e portuguesa e África.
9º ANO: Transformações do espaço na sociedade urbano-industrial; Leitura e elaboração de mapas temáticos, croquis e outras formas de representação para analisar informações geográficas
A história em quadrinhos apresentada acima permite abordar uma temática que, nos anos 1960, já aparecia de maneira expressiva na sociedade vigente e segue presente na atualidade, com maior vulto. Trata-se da segregação socioespacial. O assunto aparece em diversas unidades temáticas da BNCC, tornando-se possível seu desenvolvimento tanto nos oitavos quanto nos nonos anos do Ensino Fundamental.
A segregação socioespacial define-se como a marginalização ou periferização de determinados grupos sociais a partir de causas provenientes de várias naturezas, podendo ser econômica, politica, cultural ou histórica. A partir desta premissa, o espaço urbano é fragmentado e origina outras problemáticas importantes, como a favelização e a gentrificação. A segregação socioespacial é um processo observado nos grandes centros urbanos desde o início do século XX e intensificou-se com os adventos da urbanização acelerada e a industrialização. No Brasil, teve maior proeminência a partir da década de 1940.
Na tira retratada nesta página, Mafalda faz uma analogia entre as perspectivas das condições de vida no país a partir da janela de um meio de transporte e da tela da televisão. Desta forma, é válido mencionar que, no último quadrinho, a personagem percebe que a realidade é bem diferente do exposto pela mídia, visto que os programas de televisão, provavelmente, exibem a imagem de um país onde as desigualdades sociais são inexistentes.
REFERÊNCIAS
CARLOS, Ana F. A. A CIDADE. 6.ed. São Paulo: Contexto, 2001
ROSS, Jurandyr L. S. (org.). Geografia do Brasil. São Paulo: Editora Edusp, 2001
SPOSITO, Maria E. B.. Capitalismo e Urbanização. São Paulo: Contexto, 1998.
PROPOSTA 1: PESQUISA E REGISTRO URBANO
Objetivos da proposta: Desenvolver a prática de pesquisas pelos alunos a partir de situações e circunstâncias presentes em seu espaço vivido, bem como a percepçao dos mesmos sobre as desigualdades socioeconômicas que manifestam-se por meio do espaço geográfico, possibilitando a construção de um cidadão análitico e com senso de criticidade.
1. Leitura e interpretação da tira da Mafalda ao final da aula de modo que educador e educando dialoguem sobre o tema, promovendo esta proposta como uma possível atividade avaliativa.
2. Solicitar que os alunos realizem uma pesquisa sobre a fragmentação do espaço urbano em seu munícipio, destacando os problemas socioespaciais observados.
3. Com a pesquisa realizada, os alunos deverão registrar no Padlet quais foram os principais resultados encontrados, incluindo imagens.
4. Proporcionar uma discussão acerca das respostas obtidas no Padlet em sala de aula, destacando os principais conceitos que foram abordados pelas pesquisas dos alunos e levantar possíveis soluções para os problemas, assim como quais são as políticas públicas destinadas.
Possíveis temáticas que poderão ser abordadas:
-
Favelização;
-
Periferização;
-
Gentrificação;
-
Infraestrutura urbana;
-
Lógica centro-periferia;
-
Falta de acessibilidade a equipamentos públicos.
PROPOSTA 2: OLHAR TERRITORIAL E A PAISAGEM
Objetivos da proposta: Promover o contato dos alunos com as categorias de território e paisagem, além do desenvolvimento de noções cartográficas. Além disso, proporcionar a oportunidade de que o estudante possa observar, através de novas perspectivas, as diferenças socioespaciais presentes na sua cidade.
1. Leitura da tira da Mafalda em classe e levantar quais são os possíveis problemas de segregação socioespacial que possam ser abordados na história em quadrinhos.
2. Solicitar aos alunos que, baseado no contexto proposta pela tira, façam observações no território do seu bairro ou munícipio de temáticas relativas à segregação socioespacial.
3. Com as observações efetuadas, o aluno deve elaborar um croquis e registrar a paisagem observada que contenha evidências de segregação socioespacial.
4. O aluno deve apresentar o croquis em aula ou trocar com os colegas, para que os diferentes olhares possam ser notados e discussões possam ser estabelecidas.
PROPOSTA 3: UNIÃO DE LINGUAGENS
Objetivos da proposta: Facilitar a compreensão do conteúdo através da associação de histórias em quadrinhos e recursos audiovisuais, propiciando a reflexão dos alunos sobre a temática ao unir duas linguagens de fácil acessibilidade. Fazer com que o aluno perceba que os temas tratados estão inseridos na realidade cotidiana e, desta forma, raciocine geograficamente.
1. Assistir ao vídeo "O crescimento das cidades e a periferização", em que trata da segregação socioespacial como uma das consequências do crescimento das cidades. O professor também pode escolher outro vídeo que julgue prudente.
2. Após a exibição do vídeo, apresentar a tira da Mafalda aos alunos e questionar sobre qual assunto em comum está sendo abordado nas duas linguagens.
3. Solicitar que os alunos criem um título para a tira da Mafalda e façam um relatório sobre os principais pontos observados no vídeo e na história em quadrinhos. A atividade deve ser feita sob mediação do docente para o caso de dúvidas.
4. Após a entrega do relatório, possibilitar discussões em classe entre docente e alunos visando elucidar se os aspectos mencionados no vídeo e na tira podem ser observados no cotidiano dos estudantes.