top of page

NOVA ORDEM MUNDIAL

TIRA UTILIZADA COMO BASE PARA AS PROPOSTAS:

NOM.jpg
Fonte: Quino, Toda Mafalda

EIXOS DA BNCC que permitem o uso da tira:

8ª ANO: Corporações e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial; Os diferentes contextos e os meios técnico e tecnológico na produção.

9º ANO: Corporações e organismos internacionais; Integração mundial e suas interpretações: globalização e mundialização; Transformações do espaço na sociedade urbano-industrial.

A tira acima da personagem Mafalda pode ser interpretada de inúmeras formas, e uma delas é para a temática da "Nova Ordem Mundial", com sua introdução indicada para os anos finais do ensino fundamental segundo os eixos e objetos de conhecimento determinados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Na tirinha, Mafalda faz uma afirmação acerca de uma suposta "tensão mundial", e considerando que a época de criação da história em quadrinho são as décadas de 60 e 70, podemos inseri-la no contexto da Ordem Mundial vigente pós-Segunda Guerra. Neste período, o mundo estava dividido em três partes (primeiro, segundo e terceiro mundo) e havia a permanência de uma guerra ideológica entre os Estados Unidos e a extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), sendo denominada como Guerra Fria e representando a bipolaridade do poder mundial.

 

Com a queda do muro de Berlim em 1989 e a extinção da URSS dois anos depois, instituiu-se uma nova Ordem Mundial representada pela globalização e a 3ª Revolução Industrial, com esta marcada pelo meio técnico-cientifico-informacional. Nesta nova ordenação mundial, a hegemonia americana intensificou-se, sendo os Estados Unidos considerado como a maior referência global em termos econômicos, sociais e políticos. Por outro lado, também significou a emersão dos blocos econômicos em todo o planeta, surgindo estruturas importantes como a União Européia, Mercosul e a ALCA.

Durante os anos 2000, o mundo sofreu novas transformações e a "tensão mundial" proferida pela Mafalda continua valendo, notavelmente ao ponderar sobre a ascensão da China enquanto potência mundial e seus atritos com os Estados Unidos em busca da hegemonia de poder. Atualmente, com a pandemia de COVID-19, o mundo continua tenso em campos econômicos, políticos e sociais, com alguns especialistas já discutindo a eclosão de uma nova Ordem Mundial pós-pandemia, visto que na contemporaneidade temos as corridas pelas vacinas e uma grande movimentação de multinacionais e transnacionais ao redor do globo, acenando para possíveis renovações nas estruturas de diversas nações e, consequentemente, o aparecimento de novas potências em detrimento a outras.

REFERÊNCIAS

CASTRO. Iná Elias de. Geografia e Política: Território, escalas de ação e instituições. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

COSTA, Wanderley Messias da. Geografia Política e Geopolítica: discursos sobre o território e o poder. 2ª ed., São Paulo: Edusp, 2008.

HAESBAERT, Rogério; GONÇALVES, Carlos. W. P. A nova des-ordem mundial. São Paulo: Editora UNESP, 2006.

Nova Ordem MundialPluricast
00:00 / 01:04

PROPOSTA 1: JOGO DE PERGUNTAS E DEBATE

Objetivos da proposta: Consolidar a aprendizagem significativa dos estudantes por meio dos quadrinhos, jogos e debates, analisando as características pertinentes a cada período histórico apresentado e as mudanças ocorridas durante a velha e a nova ordem mundial no espaço geográfico. Este tipo de proposta facilita o entendimento dos alunos sobre a temática e promovem a interatividade em sala de aula, tanto entre os próprios educandos quanto junto ao educador, evitando que as aulas se tornem cansativas e totalmente expositivas.

 

1. Apresentar a tira da Mafalda para a classe e discorrer uma explicação expositiva sobre o contexto da mesma, analisando a ordem mundial vigente nos anos 1960 e nova ordem instituida a partir dos anos 1990.

2. Dividir a sala em dois grupos e sortear dois temas: Ordem Mundial nos anos 1960 e Ordem Mundial Pós-1990.

3. Cada grupo deverá formular duas perguntas geradoras sobre o seu tema, totalizando quatro perguntas em jogo.

4. Os grupos deverão trocar as perguntas geradoras entre si e, por meio de um debate mediado pelo docente, tentar responder as perguntas do outro grupo.

Perguntas sugeridas:

  • Como o mundo estava dividido nos anos 1960 e quais eram os motivos desta divisão?

  • O que poderia ser a "tensão mundial" descrita pela Mafalda?

  • Quais são as características da Nova Ordem Mundial?

  • Qual é a importância da globalização na Nova Ordem Mundial instituida após os anos 90?

PROPOSTA 2: PADLET INTERATIVO

Objetivos da proposta: Promover a conciliação da linguagem de quadrinhos com ferramentas interativas, permitindo que o aluno expresse suas aprendizagens acerca do tema de maneira dinâmica e divertida, ao passo que possibilite ao professor um diagnóstico consolidado a respeito do entendimento dos educandos sobre o tema. Além disso, incentiva o senso de interpretação do estudante e proporciona ao indíviduo a oportunidade de compartilhar suas perspectivas com os demais colegas de sala.

1. Apresentar o padlet para os estudantes, após a exposição das temáticas em aula.

2. Solicitar ao aluno que seja realizada a leitura e interpretação da tira da Mafalda.

3. Pedir que o estudante expresse sua interpretação através da criação de seu próprio texto no Padlet e destaque as principais características da ordem mundial vigente à época (anos 1960 e 1970).

4. O docente deve verificar as respostas e discuti-las em sala, efetuando as correções pertinentes.

PROPOSTA 3: ACRÓSTICO COLETIVO

Objetivos da proposta: Viabilizar o estímulo à participação dos estudantes em aula através de uma atividade coletiva, que necessite da contribuição de todos. Junto a isso, desenvolver o senso analítico, observador e interpretativo dos indíviduos através da leitura do quadrinhos e debates posteriores.

1. Leitura conjunta da tira da Mafalda em classe, após a aula expositiva.

2. Interpretação, pelos alunos, do assunto tratado pela tira, com mediação do docente.

3. Sugerir a construção de um acróstico coletivo a partir da frase "ORDEM MUNDIAL" ou similares ao contexto temático, em que os alunos vão completando, de maneira conjunta, cada letra com características pertinentes ao tema.

4. Debate e discussões em classe, evidenciando a qual Ordem Mundial pertencem determinadas características e a sua importância naquele cenário.

Sugestão de acróstico:

 

OMC/OTAN/OPEP

Regionalização mundial

Disputas

Espaço

Muro de Berlim

Multipolarização

Unipolaridade

Neoliberalismo

Divisão internacional do trabalho (DIT)

Ideologias

Armas

Liberalismo

PROPOSTA 4 - QUADRINHOS E LINGUAGEM JORNALÍSTICA

Objetivos da proposta: Estimular a interpretação de linguagens variadas pelos alunos, associando-as entre si e assimiliando com a realidade vivida, facilitando na apreensão do conteúdo por parte dos educandos. Além disso, despertar a criatividade e a atenção para temáticas da atualidade que dinamizam a ordem mundial vigente, bem como a incentivação da realização de pesquisas.

1. Expor a tira e uma reportagem que relacionem-se com a temática para os alunos.

2. Suscitar questionamentos  e solicitações pertinentes aos dois recursos utilizados, ligando-os à atualidade por meio de pesquisas.

Abordagens e solicitações sugeridas:

  • Interprete a tira considerando o contexto político-ecônomico da atualidade e dê um título para a mesma.

  • Analisando a tira e a reportagem, qual relação pode ser percebida entre a "tensão mundial" levantada pela Mafalda e o crescimento da China como potência mundial?

  • Baseando-se na tira e na reportagem mencionada, realize uma pesquisa voltada para a possibilidade de uma nova ordem mundial estar sendo criada a partir da pandemia de COVID-19.

  • Após a leitura da tira e da reportagem, efetue uma pesquisa e verifique quais elementos estão em jogo na tensão político-econômica entre China e Estados Unidos.

bottom of page